IDIOMA

 
 
 

SOCIAL

 
 
 
 
 

Terça, 00 de de 0000, 00h00 | Tamanho do texto: A- A+

Prêmio Finep: Sete projetos vencedores são de MT

CLÊNIA GORETTH

Das 12 premiações concedidas pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) a projetos inovadores desenvolvidos por empresas da região Centro-Oeste, Mato Grosso conquistou sete. O resultado foi comemorado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), órgão responsável pela articulação do prêmio no Estado.

“Mato Grosso está de parabéns, não só pelo número de participantes, mas, principalmente, pela qualidade dos trabalhos apresentados. Ficamos felizes em perceber que os esforços inovadores desenvolvidos no Estado começam a ocupar posição de destaque em nível regional e estamos confiantes que, em breve, também em nível nacional”, ressaltou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, durante cerimônia de premiação realizada na sexta-feira (31/10), em Goiânia.

Segundo ele, o prêmio Finep de Inovação contemplou quatro categorias. Em duas delas, Mato Grosso conquistou o primeiro lugar e, nas demais, ficou com segundo e terceiro lugar. As primeiras posições foram conquistadas pela empresa Gebert & Cia Ltda de Primavera do Leste, na categoria pequena empresa; e pela Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco de Cuiabá, na categoria Tecnologia Social.

Na categoria média empresa, a Combusmed Indústria Brasileira de Produtos para Medição de Combustíveis Ltda de Cuiabá e o Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugar. A Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Unidade de Juína) conquistou o segundo lugar na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia e a Cooperativa de Artesãos Mulheres de Fibra de Nova Olímpia ficou com o segundo lugar na categoria Tecnologia Social.

Este ano, Mato Grosso concorreu ao prêmio Finep de Inovação com 39 projetos. Desses, sete foram para a fase final da região Centro Oeste. As duas empresas que conquistaram o primeiro lugar estão concorrendo ao prêmio nacional, que será entregue no dia 10 de dezembro.

“Em nível nacional, Mato Grosso ocupou o segundo lugar em número de projetos apresentados, perdendo apenas para São Paulo. É a cultura da inovação se multiplicando em nosso Estado”, ressaltou a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Secitec, Janine Ulrich.

O Prêmio Finep de Inovação foi criado para reconhecer esforços inovadores realizados por empresas, instituições de ciência e tecnologia e organizações sociais brasileiras. Entre as premiações previstas estão a disponibilização de recursos financeiros para projetos de inovação; participação em Workshop sobre proteção de propriedade intelectual e elaboração de projetos; medalhas, troféus e selos para reconhecimento em nível nacional; e curso de especialização em Propriedade Intelectual.


Conheça melhor os primeiros colocados:

Categoria : Pequena Empresa
1º lugar - Gebert & Cia Ltda.

A empresa tem a missão de pesquisar, desenvolver e comercializar máquinas e implementos agrícolas inovadores, usando tecnologia de alto valor agregado, para garantir maior produtividade e rentabilidade com sustentabilidade no mercado de alimentação animal e de bioenergia. Denominada Indústria Frontalmaq, é uma parceria entre Beronicio Dias dos Anjos e Tarcírio Antônio Gebert sediada na cidade de Primavera do Leste, em Mato Grosso. Suas ações são de aprimoramento contínuo, desenvolvendo outros implementos agrícolas para a colheita de sorgo, milho e cana-de-açúcar, com alta produtividade, menor tempo de operação e baixo custo.

Categoria: Tecnologia Social
1º lugar - Escola de Educação Básica e Profissional - Fundação Bradesco

Seus alunos desenvolveram uma máquina para fazer pão com sucata de máquinas de lavar, que agora é utilizada de forma compartilhada pela comunidade. A Escola da Fundação Bradesco tem a missão de promover a inclusão social, por meio da educação básica e profissional, com ensino gratuito e de qualidade para crianças, jovens e adultos, assegurando o uniforme, alimentação e assistência médico-odontológica e atuando como pólo gerador e multiplicador de educação e cultura.

Previsão do Tempo

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: