Pular para o conteúdo

O MT Enem é um projeto do Governo de Mato Grosso realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), nos anos de 2017 e 2018 oferecendo curso preparatório para o Enem nas modalidades presenciais (Cuiabá e Várzea Grande) e EAD.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem a finalidade de avaliar os conhecimentos dos estudantes que são obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

Com esse exame os estudantes podem competir com os alunos dos melhores cursos preparativos do Estado e conquistar a tão sonhada vaga no Ensino Superior. 

A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni ). Desde 2009, ela passou a ser a única forma dos estudantes a se candidatar a 51 Instituições Públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2009, o Enem tornou-se a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

* O curso preparatório tem início no meio do ano, em meados de junho e deverá ser anunciado nas mídias locais e no próprio site da Secitec.