Pular para o conteúdo

O que é o Mediotec?

O Mediotec é uma iniciativa do Ministério da Educação que busca fortalecer e ampliar a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos concomitantes para alunos regularmente matriculados no ensino médio nas redes públicas de educação, por meio do custeio da Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Seu objetivo é fortalecer e ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio articulada com as redes públicas de educação e com o setor produtivo, de modo que os alunos cursem o ensino técnico no contraturno do ensino regular.

2 - O que são cursos técnicos concomitantes?

São cursos técnicos ofertados a alunos que já cursam o ensino médio, seja na mesma instituição ou em outra instituição. Na prática, o aluno terá duas matrículas – uma do ensino médio e outra do ensino técnico, e ao final dos cursos terá também dois certificados de conclusão.

3 - Quais são os cursos ofertados pelo Mediotec?

Os cursos ofertados pelo Mediotec são de acordo com a demanda do município.

4 - Como são distribuídos os cursos a serem ofertados em cada instituição?

Para a distribuição dos cursos ofertados pelo Mediotec, foram consideradas as necessidades de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e renda, considerando-se as projeções de crescimento econômico e social local. Estas necessidades estão listadas em um Mapa de Demandas Identificadas, que é a base para as ofertas disponibilizadas no âmbito do Mediotec. As instituições ofertantes adequam as ofertas para o atendimento ao Mapa. As propostas de oferta são validadas e homologadas pelo MEC.

5 - Qual a duração dos cursos?

Os cursos podem ter de um a dois anos, dependendo do plano pedagógico, da carga horária e de sua distribuição ao longo do curso.

6 - Quem pode fazer um curso do Mediotec?

Apenas alunos regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas de ensino poderão candidatar-se e, preferencialmente, que estejam cursando o 2º ano do ensino médio, de maneira que a formação técnica seja finalizada juntamente com a formação regular.

A seleção dos alunos será realizada pelas secretarias de estado e distrital de educação, nas unidades escolares de ensino médio, por meio de processos seletivos próprios.