Pular para o conteúdo
Voltar

Seminário sobre recursos hídricos e resiliências às mudanças climáticas reunirá especialistas em Mato Grosso

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do Parque Tecnológico Mato Grosso
Naiara Martins | Seciteci-MT

O projeto de monitoramento do potencial hídrico de Mato Grosso desenvolvido pela Seciteci, será apresentado pelo governador Mauro Mendes durante a COP 27, no Egito. - Foto por: MAYKE TOSCANO - SECOM/MT
O projeto de monitoramento do potencial hídrico de Mato Grosso desenvolvido pela Seciteci, será apresentado pelo governador Mauro Mendes durante a COP 27, no Egito.
A | A

Mato Grosso realizará no dia 30 de novembro, a partir das 13h30, em Cuiabá, o I Seminário ‘Parque Tecnológico Pensando Mato Grosso’. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e do Parque Tecnológico Mato Grosso, que buscam reunir os principais nomes e instituições envolvidas no debate sobre o impacto das mudanças climáticas no Estado e no Brasil. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://www.sympla.com.br/i-seminario-parque-tecnologico-pensando-mato-grosso__1796839 

O evento será realizado no Auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá, e tem a finalidade de promover o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, com a participação de pesquisadores, especialistas, poder público, organizações não governamentais, universidades, setor privado e movimentos sociais, entre outros atores. Todos focados no enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas, sua mitigação e suas consequências socioambientais e econômicas.

O seminário será conduzido pelo Parque Tecnológico Mato Grosso, um braço de representação internacional da Seciteci, que tem avançado na promoção da pesquisa e inovação em áreas de tecnologia, além de fomentar a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas de todo o mundo. Alinhado ao conceito ESG – [Environmental, Social and Governance, em português Meio Ambiente, Social e Governança], o Parque se tornou referência na prospecção de parceiros desenvolvedores de arranjos sociais, com impactos sobre o bem estar da sociedade e do meio ambiente.

Segundo o secretário da Seciteci, Maurício Munhoz, o Seminário Pensando Mato Grosso abordará dois eixos centrais de importância regional e mundial - Recursos Hídricos e Resiliências às Mudanças Climáticas.   

Munhoz destaca o protagonismo da Seciteci e do Parque Tecnológico no desenvolvimento do projeto de monitoramento do potencial hídrico de Mato Grosso.

“O estudo das águas, desenvolvido pela Seciteci e Parque Tecnológico, será apresentado diante dos principais líderes mundiais, que, a todo momento, cobram iniciativas de Mato Grosso. A crise climática continua sendo a maior ameaça de longo prazo que a humanidade enfrenta. Para Mato Grosso, sentar à mesa com líderes mundiais e organismos internacionais, propondo soluções tangíveis, é sair do discurso e partir para a prática”, defendeu Munhoz.

O estudo é complexo e visa definir um plano de governança para o uso sustentável da água, a partir do monitoramento das principais bacias hidrográficas do Estado, e uma projeção das áreas de maior consumo para produção. O documento será apresentado pelo governador Mauro Mendes durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que será realizada entre os dias 06 e 18 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito.

Com o uso sustentável da água, Mato Grosso reafirma o compromisso internacional de defesa do meio ambiente e a implantação de políticas públicas capazes de mitigar os impactos causados pelas mudanças climáticas.