Revista Científica da Seciteci será lançada durante I Seminário da Educação Superior, em setembro

NAIARA MARTINS | SECITECI/MT

A área experimental de uma variedade mais produtiva de mandioca, desenvolvida na Escola Técnica de Poxoréu, é um exemplo das experiências que podem fazer parte da Revista Educação C&T. - Foto por: SECITECI/MT

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) se prepara para lançar, em setembro, a primeira edição da Revista Educação C&T (Ciência e Tecnologia), periódico oficial que tem a finalidade de disseminar o conhecimento educacional científico, profissional e tecnológico, produzido nos mais diferentes ambientes de ensino e pesquisa do Estado.

Com o tema “Memória e Itinerários da Educação Profissional das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) de Mato Grosso”, o volume visa reconstituir a trajetória das unidades em seu ambiente de origem, reunindo relatos e experiências desenvolvidas desde a criação das unidades, a implementação dos cursos, o atendimento à população, e sua contribuição para o processo de desenvolvimento regional. A revista também reunirá artigos sobre práticas e projetos inovadores desenvolvidos pela Seciteci, e os mais diferentes resultados alcançados em favor da comunidade.

O lançamento da revista será feito no dia 06 de setembro, durante o I Seminário da Educação Superior – Cenários e Aplicabilidade da Pesquisa e Desenvolvimento, que marca o Bicentenário da Independência do Brasil. O evento reunirá gestores, acadêmicos, docentes e profissionais das Instituições de Ensino Superior e Tecnológica do Estado, envolvidos nas discussões sobre as estratégias para promover o desenvolvimento de Mato Grosso, com o uso da tecnologia e inovação no setor produtivo.

Com versão impressa e digital, a produção tem o objetivo de criar um espaço de atualização constante para as atividades da pasta, e unidades técnicas distribuídas em todo o Estado, além de ser um instrumento significativo de divulgação da produção técnico-científica.

A expectativa é de que pelo menos 20 artigos sejam submetidos para análise da equipe editorial. Os autores serão orientados sobre o desenvolvimento dos artigos, que deverão ser encaminhados para edição temática até o dia 15 de julho. Para inserção do conteúdo, os interessados deverão acessar a plataforma - Revista Educação C&T

Para a coordenadora de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seciteci), Fátima Possamai, responsável por liderar a equipe no desafio da publicação, o conceito da revista é integrar conhecimento. A proposta é que a revista se transforme em uma importante ferramenta de divulgação e fomento da educação profissional e superior.

“Para mim é singular participar desse momento, é a oportunidade que damos aos nossos servidores de dar publicidade às suas experiências. Estamos falando em troca de conhecimento, que envolve a produção diária e os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam diretamente no ensino profissionalizante e superior, e tanto contribuem para o seu fortalecimento. Esse trabalho é muito especial. A revista foi pensada enquanto espaço de publicação para tudo isso, trazendo a nossa identidade e a importância da vivência diária experenciada por professores e alunos, nas mais diferentes regiões, para o bem coletivo”, definiu Fátima.

Além da coordenadora Fátima Possamai, também integram o conselho editorial da revista: a superintendente de Educação Profissional e Superior, Pollyana Peron, e os professores Loraci Verdi Lamb, Olaurildes Corrente, Rodrigo Costa Camargos e Rosemar Eurico Coenga.

Encontro Formativo

No dia 05 de setembro, ainda como parte das atividades do Bicentenário da Independência, a Seciteci realizará durante todo o dia, o Encontro Formativo de Avaliadores do Sistema Estadual de Ensino Superior de Mato Grosso.

O encontro visa a formação e a atualização dos professores que integram o Banco de Avaliadores da Coordenação de Regulação e Supervisão de Ensino Superior (CRSES), da pasta. O setor é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior, pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino. O objetivo é garantir a qualidade na oferta do ensino superior, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).