Pular para o conteúdo
Voltar

Dia Mundial da Criatividade libera retirada de ingressos para atividades gratuitas em Cuiabá

Ingressos gratuitos para o maior festival colaborativo de criatividade do mundo ficarão disponíveis até a véspera da abertura oficial e poderão ser retirados pelo site
Naiara Martins | Seciteci/MT

A data entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, com o objetivo de fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável. - Foto por: DIVULGAÇÃO
A data entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, com o objetivo de fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.
A | A

Nos dias 20, 21 e 22 de abril, 100 cidades em todo o Brasil e outras 30 cidades ao redor do mundo terão uma programação oficial aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade). Em Cuiabá, o evento contará com cerca de 15 atividades presenciais e online.

O evento tem o apoio institucional do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), entre outros parceiros.

Com o tema "Celebrar a Vida", o evento que está em sua 5ª edição contará com a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e online) com uma expectativa de público total de 100.000 pessoas. A data que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

A organização do festival em Cuiabá está sob a coordenação da Agente de Inovação do Parque Tecnológico Mato Grosso, Caroline dos Anjos Vaez. As atividades deste ano foram organizadas ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. A programação contempla diferentes formatos de atividades como palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras, workshop e shows.

As atividades serão realizadas em dois locais diferentes, entre eles, o Pátio Raiz Coworking, que receberá ações relacionadas à aprendizagem, com a participação das inspiradoras Larissa Costa, Elizete Oliveira, Nelma Zambonini, Edileia Carmo, e Vânia Souza, servidoras da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Elas irão trazer um workshop sobre o jogo que criaram, no qual os participantes são levados a se despirem das tensões do dia a dia e pensarem livremente sobre soluções para as dificuldades inerentes ao seu setor de trabalho, entre outras atividades.

Na tarde do dia 22, será a vez do espaço Estuda.com também receber atividades relacionadas à aprendizagem e sustentabilidade, com a participação do inspirador Lucas Martins Bernardino, um lifelong learner que desenvolve diversas ações de inovação e empreendedorismo no ecossistema mato-grossense, além da apresentação sobre uma startup voltada para produção de energia a partir de resíduos, entre outras atividades. O Estuda.com está localizado na Avenida Manoel José de Arruda, 849, Sala 01, no bairro Jardim Shangri-lá, em Cuiabá.

Para inscrições e consulta completa da programação em Cuiabá, os interessados poderão acessar o site https://linktr.ee/wcdcuiaba . Para dúvidas e outras informações os contatos deverão ser realizados diretamente com a organizadora Caroline dos Anjos Vaez pelo e-mail vaez.carolis@gmail.com ou pelo telefone (65) 98128-4098.

Já a programação global do evento pode ser acessada pelo site: www.worldcreativityday.com. Para informações sobre o evento no Brasil, os interessados poderão entrar em contato direto pelo e-mail contact@worldcreativityday.com ou pelo telefone (11) 9 7424-1152.

"Após a liberação das atividades presenciais pelas autoridades locais, acreditamos que agora é a hora das pessoas recuperarem sua autoestima, valorizarem sua potência criativa e resgatarem a capacidade de viver com alegria, mesmo sabendo que tivemos tantos meses de dor e luto", afirma Caroline Vaez, organizadora do Dia Mundial da Criatividade em Cuiabá. Todas as atividades seguirão as normas sanitárias obrigatórias.

Realizado desde 2014, o World Creativity Day adotou um formato descentralizado a partir de 2018 e, desde então, tornou-se o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, sendo realizado em nossa cidade com a participação de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros que ajudam a construir uma programação inédita e totalmente gratuita.

Sobre o World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

O movimento reúne uma espécie de comunidade global, com a presença de educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day atende ao requerimento do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 que chama atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.