Secretário Nilton Borgato lamenta a morte do ex-reitor, Arno Rieder

Rieder é um dos fundadores da Universidade, tendo iniciado sua vida acadêmica na Instituição quando ainda era Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) em 1981.
NAIARA MARTINS | SECITECI/MT

O ex-reitor da Unemat, Arno Rieder faleceu na noite desta quinta-feira, 06, em decorrência de um AVC. - Foto por: UNEMAT

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (SECITECI), Nilton Borges Borgato lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professor Arno Rieder, 69 anos, ocorrida na noite desta quinta-feira, 06.01, em Cáceres, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Arno Rieder foi internado na quarta-feira e havia sido diagnosticado com o vírus da H3N2, e sofreu dois infartos e um AVC, não vindo resistir. A Unemat decretou luto oficial por três dias e suspendeu todas as atividades administrativas e acadêmicas no âmbito da instituição nesta sexta-feira, 07.01, em virtude da morte do ex-reitor.

“Uma perda irreparável para a academia que perdeu um dos principais entusiastas para a fundação da nossa Universidade Estadual, referência não apenas para Mato Grosso, mas também internacionalmente. Um legado extraordinário deixado, e que jamais deixará de ser lembrado”, definiu Borgato.

Arno Rieder é um dos fundadores da Universidade, tendo iniciado sua vida acadêmica na Instituição quando ainda era Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) em 1981, e tornou-se professor efetivo em 1990, vindo a ocupar o cargo de reitor no período de 1998 a 2002.

De acordo com a família, o professor passou mal na quarta-feira, 05.01, com dores nas costas, fortes dores de cabeça e variação de pressão. Ele foi internado no Hospital São Luiz em Cáceres. Ao dar entrada no hospital já estava infartado, e ainda sofreu um AVC. Ao longo desta quinta-feira, o professor passou por diferentes procedimentos médicos, mas não resistiu e veio a falecer às 18h30 aos 69 anos de idade.

Rieder era formado em Agronomia, possuía mestrado em Agricultura Tropical e doutorado em Saúde e Ambiente e em Ciências, e era reconhecido internacionalmente por suas pesquisas com plantas e pragas domésticas, tendo apresentado o fruto de seu trabalho fora do País em diferentes ocasiões.

O professor era casado com a professora da rede estadual de educação Vera Maria, e com ela tinha quatro filhos (Frederico, Júlio César, Vanusa e Laura). Era lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus Jane Vanini em Cáceres.

O velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Cáceres.