Pular para o conteúdo
Voltar

‘Prêmio Inova MT’ homenageia empresas destaque em gestão inovadora

A cerimônia de premiação reuniu as 27 empresas finalistas, de um total de 115 inscritas.
NAIARA MARTINS | SECITECI/MT

O Prêmio é um reconhecimento às empresas que ao longo do ano, empregaram esforços na aplicação e gestão de inovação em suas áreas de competência. - Foto por: SECITECI/MT
O Prêmio é um reconhecimento às empresas que ao longo do ano, empregaram esforços na aplicação e gestão de inovação em suas áreas de competência.
A | A

O Governo de Mato Grosso realizou na última quarta-feira, 14.12, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá, a primeira edição do ‘Prêmio Inova Mato Grosso’.

O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e Parque Tecnológico Mato Grosso em reconhecimento as empresas de micro, pequeno e médio portes multisetoriais que ao longo deste ano, empregaram esforços na aplicação e gestão de inovação em suas áreas de competência.

A cerimônia de premiação reuniu as 27 empresas finalistas, de um total de 115 inscritas. As empresas passaram por um processo de autoavaliação, seguida por uma etapa de avaliação realizada por avaliadores voluntários pertencentes ao ecossistema de empreendedorismo e inovação de Mato Grosso. Uma banca de juízes definiu as vencedoras nas três categorias.

“O Prêmio Inova MT vem como um divisor de águas, quando o poder público toma a iniciativa de reconhecer e premiar nossas micro, pequenas e médias empresas que estão praticando a gestão de inovação como ferramenta para potencializar resultados. São tecnologias que contribuem diretamente na formação do produto interno do Estado, na geração de emprego e renda, no equilíbrio da oferta em produtos e serviços, e na grande capacidade de resiliência demonstrada por essas empresas que usam a tecnologia e a inovação a seu favor, contribuindo de maneira hercúlia para a manutenção de milhares de postos de emprego. São esses heróis que o Prêmio Inova quer alcançar”, afirmou o secretário Nilton Borgato.

“A Fapemat sempre buscou ao longo dos seus 20 anos nos seus editais, incentivar a inovação nas empresas, é comum na Àsia, Europa e na América do Norte, toda pequena, média e grande empresa ter um centro de inovação dentro do próprio ambiente, e este é um dos nossos objetivos, colocar essa cultura no nosso estado. Com o Prêmio Inova valorizamos as empresas pela dedicação, esforços e a coragem do desafio de buscar inovar cada vez mais. Na Fundação temos  outros programas, onde estamos levando o conhecimento para dentro de cada empresa, hoje o Governo do Estado, através da Fapemat   tem oito (8) ambientes de inovação, dois (2) na Capital,  o nosso grande desafio é estar levando ao conhecimento para a maior quantidade possível de empresas, esses importantes investimentos, para continuar contribuindo com o crescimento da ciência, inovação e tecnologia no nosso estado”, ressaltou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva.

“Para o Instituto Euvaldo Loddi [IEL] que trabalha com gestão da inovação, apoiando pessoas e empresas a serem mais inovadoras, é um prazer participar do Prêmio Inova Mato Grosso. Todos sabemos que a inovação é o grande ativo das empresas no século 21, e o IEL participa ativamente dessa dinâmica, compartilhando suas melhores práticas, e também cedendo o uso da nossa plataforma de gestão da inovação, que faz um diagnóstico da maturidade das empresas nessa temática, direcionando inclusive ações para que as empresas sejam cada dia mais inovadoras e capazes de corresponder ao nível de exigência imposto pelo ambiente tecnológico”, defendeu o superintendente do IEL em Mato Grosso, Mauro Santos.

Foram premiadas as empresas que ficaram em primeiro e segundo lugar nas seguintes categorias:

 

CATEGORIA 1 – MICROEMPRESA (FINALISTAS):

- Luana Distribuidora de Confecções;

- Donafresca Pescados;

- Supernova Moda Design;

- La Matriciana Massas de Autoria;

- Jong Kombucha.

Vencedoras:

1º Lugar - Luana Distribuidora de Confecções

2º Lugar - Jong Kombucha

 

CATEGORIA 2 – EMPRESA DE PEQUENO PORTE (FINALISTAS):

- Vogel Engenharia e Consultoria

- Agristore – Agronegócios Inteligentes Ltda

- Aquanalise Sociedade Simples Ltda

- Haprojet Soluções em Arquitetura e Engenharia Ltda

- Papel Nobre Materiais para Escritório Ltda

Vencedoras:

1º Lugar – Agristore Agronegócios Inteligentes Ltda

2º Lugar - Vogel Engenharia e Consultoria

 

PREMIAÇÃO

Os prêmios para as Empresas selecionadas VENCEDORAS e FINALISTAS em cada uma das categorias consistem em:

  • Concessão de 06 Bolsas - Bolsas BPE- 5: Profissional com título de mestrado na área de execução do projeto, com, no mínimo, 03 (três) anos de experiência em atividades de pesquisa ou inovação relacionadas a empresa, pelo período de 12 meses. Totalizando investimento de R$ 360.000,00 (Trezentos e sessenta mil reais) de responsabilidade da Fundação de apoio à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT). A concessão de bolsas tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas a fim de aumentar sua competitividade e promover o desenvolvimento científico e tecnológico de Mato Grosso.
  • Participação em missão técnica Benchmarking em Gestão da Inovação: Será realizada 1 (uma) missão técnica, em região/cidade nacional para visita técnica em empresas de referências em gestão da inovação, de responsabilidade e organização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) e do Parque Tecnológico Mato Grosso:

- Passagens aéreas de ida e volta emitidas pela SECITECI-MT e Parque Tecnológico Mato Grosso;

- Hospedagem em hotel definido e custeado diretamente pela SECITECIMT e Parque Tecnológico Mato Grosso;

- Ajuda de custo para alimentação;

- Programação de visitas técnicas organizadas exclusivamente SECITECIMT e Parque Tecnológico Mato Grosso; e

- Seguro viagem.

  • Troféu, com alusão à categoria (s) de inscrição.
  • Capacitação e mentoria realizado pelo Parque Tecnológico Mato Grosso em sistema de gestão de Inovação.
  • Inclusão da empresa no ecossistema do Parque tecnológico Mato Grosso, com possibilidades de participação das diversas ações realizadas pelo Parque para conexões de conhecimento e negócios nacionais e internacionais.
  • Divulgação nacional e internacional em materiais e mídias digitais e impressas das instituições promotoras do prêmio. 




Editorias