Escola Técnica de Rondonópolis realiza I Ciclo de Palestras para alunos de Administração

NAIARA MARTINS | SECITECI

Os temas fazem parte do componente curricular do curso Técnico em Administração. - Foto por: ETE/RONDONÓPOLIS

A Escola Técnica Estadual (ETE) de Rondonópolis realizou durante todo mês de outubro, o I Ciclo de Palestras: Fundamentos para a vida Social e Profissional. O evento foi direcionado aos alunos do curso Técnico em Administração, e reuniu uma série de palestras voltadas às mais diversas áreas do conhecimento, com abordagens específicas sobre temas práticos do dia a dia, como segurança no trabalho, educação ambiental, direitos do consumidor, ética nas relações de trabalho, saúde mental, entre outros.

Segundo a professora mestra, Janaína Monteiro da Silva, idealizadora do evento, o ciclo de palestras é um espaço propício não apenas para a disseminação de conteúdos práticos, como também para o debate e reflexão de temas atuais, com impacto direto sobre a vida da população.

“Apesar de ser o primeiro ciclo, já identificamos com clareza a importância do espaço para a socialização de experiências sociais e profissionais, considerando a utilidade e a atualidade dos temas para a vida dos participantes. O ciclo é um dos componentes curriculares para o curso Técnico em Administração, que tem entre suas metas, o estimulo ao pensamento crítico, ao debate, e claro, a expansão do conhecimento”, concluiu Janaína Monteiro.

Entre os diferenciais do evento, está a participação de palestrantes de importantes instituições do Estado, como a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), membros do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), entre outras instituições, que contribuíram voluntariamente para a realização das palestras.

Para o aluno David Viana Mendonça, a palestra sobre a Lei 11.645/08, ministrada pelo professor Drº Valdeci Silva Mendes, da (UFR), foi um diferencial entre os temas ofertados durante o ciclo. A lei trata sobre a obrigatoriedade da oferta de disciplinas voltada ao conhecimento da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo escolar.

“A obrigatoriedade na oferta do conteúdo, só demonstra o quanto essa temática não era abordada com o devido valor e respeito pela sociedade, precisando da sanção de uma lei, para somente então, ofertar conhecimento sobre as culturas étnico-raciais nas salas de aulas, o que deveria ser natural”, concluiu David.

Entre os temas de maior destaque apontados por David, também estão, o ‘Código de Defesa do Consumidor: Direitos do Consumidor’, ofertados pelos membros do PROCON, Luzimar Mineiro e Cleide Rocha; e a palestra sobre ‘Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho’ ministrada pelo Professor Edson Manoel Pinto da Universidade Anhanguera Educacional de Rondonópolis.