Pular para o conteúdo
Voltar

Governo de MT lança prêmio para profissionais que desempenham ações educacionais de popularização da ciência

O objetivo é fomentar ações de educadores que desenvolveram alguma iniciativa voltada ao conhecimento científico, dentro de uma comunidade ou unidade escolar
Camila Paulino | Seciteci

- Foto por: Julio Rocha
A | A

Estão abertas as inscrições para o “Prêmio Popularização da Ciência”, realizado pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), para identificar, valorizar e divulgar experiências educativas inclusivas, equitativas e de qualidade inerentes às práticas científicas, seja dentro ou fora da unidade escolar. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 06 de outubro AQUI. As informações e o regulamento estão disponíveis nos sites da Seciteci e do MT Ciências.

As premiações dos finalistas serão anunciadas na abertura da 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia (SNC&T), no dia 19 de outubro de 2021. Inclusive, a Seciteci realizará na SNC&T, a ‘13ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (XIII Mecti)’ para premiar alunos que tenham projetos em diversas áreas da Ciência. As inscrições para a XIII Mecti, são gratuitas e deverão ser realizadas no site oficial até o dia 30 de setembro AQUI.

Segundo o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, o processo de avaliação prevê premiar as melhores práticas de profissionais da educação que desempenham ações de popularização da ciência. “Esta premiação surgiu da necessidade de fomentarmos e incentivarmos estes educadores que desenvolvem alguma iniciativa voltada ao conhecimento científico, dentro de uma comunidade, ou unidade escolar. E deste modo fortalecermos a política nacional de popularização da ciência em Mato Grosso”, ressaltou.  

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, da Seciteci, Lectícia Figueiredo, serão premiadas até duas ações com um notebook cada. “O objetivo é contribuir para a continuidade destes projetos de popularização da ciência, ou de iniciação científica e fomentar o surgimento de novas ações. Então dentre os inscritos, selecionaremos os dois melhores, que receberão troféu, certificado e um notebook cada”, explicou.  

De acordo com Marilene Passos, coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, os projetos apresentados serão avaliados por uma banca de jurados, composta de professores e pesquisadores, com título de mestre ou experiência comprovada na área do conhecimento científico e tecnológico.

“Serão avaliados os seguintes critérios: relevância para a educação não formal, ou seja, se traz reflexões e aprendizados para além da descrição prática; o potencial de inovação; o impacto social e a questão da sustentabilidade ambiental”, disse.

Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail inscriçãoevento@secitec.mt.gov.br   





Editorias