Seciteci faz encontro para discutir contribuições à Política Nacional de Inovação

Documento norteará ações do governo federal na área por 10 anos
Soraya Medeiros | Seciteci-MT

Encontro Regional para divulgação da consulta pública de Inovação - Foto por: MCTIC
Encontro Regional para divulgação da consulta pública de Inovação

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) fará um encontro regional no dia 9 de dezembro (segunda-feira), às 18 horas, para apresentação e divulgação da consulta pública do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo do evento é ouvir as contribuições da sociedade civil organizada à proposta da Política Nacional de Inovação.

Os interessados podem fazer suas inscrições através do link: https://www.sympla.com.br/encontro-regional-sobre-a-proposta-de-politica-nacional-de-inovacao__728839

A ideia é de que a política estruture as ações do Governo Federal para os próximos 10 anos. A nova política tem como propósito estimular e promover o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à melhoria de atividades econômicas e de serviços públicos.

O documento publicado pelo MCTIC mostra que a consulta lista uma série de desafios para o setor. O primeiro são os atuais níveis de inovação “relativamente baixos”, uma vez que as empresas brasileiras inovariam muito pouco se comparadas aos padrões internacionais. A maior quantidade de inovações realizadas está ligada à importação e adaptação de tecnologia advinda de outros países, ressalta o texto.

Outro problema apontado pelo Ministério é a falta de coordenação entre instituições, especialmente entre a produção de conhecimento em universidades e sua aplicação em empresas. Também há uma limitação de financiamento na área, em geral concentrado nas instituições públicas, ao contrário de países mais ricos, aonde os aportes vêm majoritariamente do setor privado.