Última edição do evento será realizada durante ‘Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’

Quatro jovens irão contar suas trajetórias de superação das dificuldades e dedicação aos seus sonhos
Andreia Sversut | Seciteci

Jovens contam suas histórias de superação - Foto por: Soraya Medeiros
Jovens contam suas histórias de superação

Nesta sexta-feira (25.10), às 15h30, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizará a última edição do projeto ‘Jovens de Futuro’. O evento, que é transmitido ao vivo, tem como objetivo inspirar crianças e adolescentes com histórias de dedicação, empenho e conquista de objetivos pessoais e profissionais.

Quatro jovens irão participar dessa edição: uma estudante recém-formada em Nutrição pela Escola Técnica Estadual de Cuiabá, um administrador com deficiência física, um atleta de jiu jitsu e um estudante que participou recentemente da maior competição de educação profissional do mundo, na Rússia.

“Decidimos realizar a última edição do evento durante a 16ª Semana Nacional, que tem entrada gratuita, justamente para apresentar essas histórias inspiradoras aos jovens que estarão participando das atividades. Nosso objetivo é mostrar exemplos de jovens que superam dificuldades, se dedicam aos seus sonhos e se empenham em realizá-los”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato.

O projeto conta com a parceria da Unicef, das secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e de Educação (Seduc), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM),  do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab-MT).

A transmissão será realizada no auditório do Senai Fatec, em Cuiabá, com entrada livre. Para assistir, basta se inscrever no Canal da Seciteci no link https://www.youtube.com/channel/UCZASKdvkdZbfkAoCRbUafwg e acionar o “sininho” para receber as notificações. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-0121 e 98113-2728.

Conheça o perfil dos participantes:

Desde o início de sua vida, a estudante Thais Guarim Fernandes, de 17 anos, enfrentou grandes dificuldades. Nasceu com anemia aguda e teve que conviver com as agressões do pai à sua mãe até os três anos de idade, quando eles se separaram. Em uma nova fase, em 2017, ingressou no curso de Nutrição na Escola Técnica de Cuiabá e se apaixonou pela área. Thais, que acaba de se formar, também é rapper e responsável por um projeto social. Pretende fazer Educação Física e ser professora, pois, para ela, essa profissão tem um papel essencial na vida das pessoas.

A superação também faz parte da vida do atleta de jiu jitsu Felipe Luciano Ribeiro dos Reis, de 24 anos. Por ter epilepsia, Felipe toma quatro tipos de remédio todos os dias e, por conta da doença, já sofreu muito bulliyng na escola. Mas, ele faz questão de dizer que nunca se deixou abater e nem de seguir seus sonhos. Felipe se define como um jovem de muita fé e que busca sempre ajudar as pessoas. Há oito anos, conheceu a organização Seara Espírita de Luz, onde começou a participar de um projeto de esportes. Neste ano, obteve o resultado desse trabalho: conquistou a medalha de ouro no campeonato estadual de jiu jitsu esportivo.

Aos sete anos, Eduardo Henrique Oliveira sofreu um acidente que ocasionou a amputação de sua perna direita. Somente aos 9 anos voltou a socializar, concluindo o ensino fundamental e médio sem utilizar adaptação especial. Foi representante do grêmio estudantil e do conselho deliberativo por três anos, quando ainda era aluno da E.E. Liceu Cuiabano. Hoje aos 26 anos, Eduardo é formado em Administração e pós-graduando em Gestão Estratégica de Negócios. Trabalha em uma multinacional há sete anos, realiza ações sociais e é vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Ostomizados.

De origem humilde, Brumell Rodrigues dos Anjos, de 20 anos, já chegou longe. Em agosto deste ano, o estudante do Senai-MT representou o Brasil na ‘Worldskills’, a maior competição de educação profissional do mundo, que ocorreu na Rússia. A participação lhe rendeu uma bolsa de estudo para um curso superior. Brumell, que tem o sonho de fazer a faculdade de arquitetura e ter seu próprio negócio, afirma com entusiasmo, que o estudo foi a sua melhor escolha, pois somente o conhecimento poderá proporcionar um futuro melhor para ele e sua família.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento, que é realizado simultaneamente em todo o país, visa aproximar a população dos temas que envolvem a ciência, a tecnologia e a inovação, por meio de palestras, oficinas, exposições e projetos científicos. A Seciteci promove o evento em parceria com a Federação das Indústrias no estado de Mato Grosso (Fiemt) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.