Jovens contam suas trajetórias de superação e dedicação aos seus sonhos

As histórias dos quatros jovens serão contadas ao vivo pelo canal da Seciteci no Youtube.
Andreia Sversut | Seciteci

Jovens contam suas histórias inspiradoras - Foto por: Soraya Medeiros
Jovens contam suas histórias inspiradoras

Mais quatro jovens com histórias inspiradoras participarão da terceira edição da transmissão ao vivo ‘Jovens de Futuro’, que ocorrerá nesta sexta-feira (27.09). Promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), o projeto tem a finalidade de inspirar a juventude com exemplos de força, coragem e dedicação. O evento será realizado às 15h (horário de Mato Grosso) e terá uma hora de duração.

Para o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, a ação tem obtido uma grande repercussão entre crianças e adolescentes. “Os jovens que participam do projeto relatam suas trajetórias de vida e, muitas vezes, os desafios e obstáculos que enfrentam são os mesmos de muitos outros jovens. E essa troca de informações faz com que passem a enxergar as dificuldades de outra forma e percebam que os sonhos são possíveis, desde que haja esforço e muito empenho”, disse ele.

O projeto conta com a parceria das seguintes instituições: Unicef, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab-MT).

Uma das participantes será a estudante do Liceu Cuiabano, Gabriele Samuel de Queiroz, de 17 anos. No último ano do ensino médio, Gabriele é uma aluna aplicada e tem se destacado muito nas feiras de Ciências da escola. Na edição do ano passado, conquistou uma bolsa de incentivo pelo seu projeto inovador, ‘robô-enfermeiro’. Neste ano, participou com o projeto de uma ‘lixeira eletrônica’ e aguarda confiante o resultado da competição. Atuante em ações sociais, Gabriele, que sempre estudou em escolas públicas, tem o sonho de se formar em medicina.

A estudante Emanuelly Pereira de Sousa Lima, 14 anos, partilha do mesmo sonho de Gabriele de cursar medicina. Com apenas quatro anos, começou a fazer aulas de karatê no projeto social Karatê Dô e participou do primeiro campeonato nacional aos sete anos. Com bastante empenho e dedicação, conquistou, em 2018, o título mundial na categoria Enbu Mixto e isso também lhe rendeu uma bolsa de estudo, que utiliza há três anos. O projeto também possibilitou o seu envolvimento em outra ação, que é o Projeto Musikan, onde participa de uma orquestra.

Para o aluno da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Lucas do Rio Verde, Vitor Ferreira da Silva, 18 anos, as dificuldades financeiras enfrentadas pela família foram um grande aprendizado para adquirir maturidade e buscar novas oportunidades. Aluno do curso de automação industrial, Vitor está empenhado em seu projeto atual, uma mandriladora portátil, que tem a função de usinar peças de máquinas em campo. Seu maior sonho é percorrer o mundo para conhecer os procedimentos industriais de outros países.

As dificuldades para Flaviano Fabrício da Silva, 18 anos, começaram cedo. Com apenas 9 anos, perdeu a mãe e, juntamente com seus sete irmãos, sofreu com a ausência do pai alcoólatra, que estava preso e depois veio a falecer. Aos 10 anos, Flaviano mal sabia ler, mas contou com o apoio de professores que foram essenciais para o seu progresso. Foi aprovado em um processo seletivo na Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, de Nova Mutum e, em pouco tempo, conquistou o primeiro lugar da turma. O seu próximo objetivo é passar no vestibular para o curso Engenharia Química.

Para assistir a transmissão ao vivo, basta se inscrever no Canal da Seciteci por meio do link https://www.youtube.com/channel/UCZASKdvkdZbfkAoCRbUafwg e acionar o “sininho” para receber as notificações. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-0121 e 98113-2728.

Seguem abaixo os links das edições anteriores do evento:

Jovens de Futuro I

Jovens de Futuro II