‘Jovens de Futuro’ participam de transmissão ao vivo para contar suas histórias

Quatro jovens empenhados em realizar seus sonhos participarão do evento, que ocorrerá na sede da Seciteci, no Centro Político Administrativo.
Soraya Medeiros | Seciteci

Quatro jovens empenhados em realizar seus sonhos participarão do evento - Foto por: Soraya Medeiros
Quatro jovens empenhados em realizar seus sonhos participarão do evento

Na próxima sexta-feira (19.07), quatro jovens que são exemplos de força, dedicação e perseverança, vão participar de uma transmissão ao vivo realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O evento “Jovens de Futuro” será às 15h, na sede da Seciteci, no Centro Político Administrativo.

Uma das histórias que será apresentada é da estudante de Física, Maria Gislanny Silva, 21 anos, que desde criança tem o sonho de se tornar astronauta. Sempre muito dedicada, Maria venceu diversas barreiras e após muito esforço, conseguiu participar de uma visita a NASA. Agora, a próxima conquista é estudar nos Estados Unidos e se preparar para os desafios do futuro.

A outra história é do Gabriel Corrêa da Silva, de 18 anos, morador da cidade de Poconé (a 100 km de Cuiabá) e estudante do ensino médio. Gabriel, que começou a trabalhar muito cedo, pretende cursar jornalismo e se tornar político. Sempre atuante nas questões sociais, se destacou na escola e hoje faz parte do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, representando Mato Grosso em diversos eventos nacionais.

O terceiro personagem do evento é um menino bastante precoce, pois apesar de ter apenas 12 anos, Dherick Abreu é um dos mais aplicados alunos de uma escola de efeitos visuais, em Cuiabá. Próximo de se formar, ele já trabalha como design de mídias sociais para pessoas próximas, com o acompanhamento de sua mãe.

Lucas Sardinha Lopes é o quarto participante. Com apenas 20 anos, assumiu a coordenação pedagógica de uma unidade que compõe uma franquia de escolas onde foi aluno. O seu sonho é ser referência na área de treinamentos, já que tem grande habilidade para ensinar. Lucas acredita que, por meio do conhecimento, pode ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

A ação conta com o apoio dos seguintes parceiros: Unicef, Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab-MT).

A transmissão terá a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, e do procurador de Justiça Paulo Prado, titular da Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e Adolescente de Mato Grosso.

De acordo com o secretário, o propósito da ação é mostrar exemplos de jovens que enfrentam dificuldades e são dedicados para alcançar os seus objetivos. “A ideia é ressaltar a trajetória de cada um para incentivar as crianças e adolescentes a acreditarem e se esforçarem para realizarem os seus sonhos. Cada conquista é muito importante para a construção de um futuro mais promissor para a nossa juventude”, enfatiza o gestor público.

Para assistir a transmissão ao vivo, basta se inscrever no canal do Núcleo de Educação a Distância da SECITECI: https://www.youtube.com/channel/UCJDmJWhGBBlFImU8l4YWbMA