ETE Cuiabá forma 1ª turma do curso técnico em Enfermagem

Em uma solenidade especial, 24 formandos receberam o certificado.
Soraya Medeiros | Seciteci

Muita emoção marcou a solenidade de Colação de Grau do Curso Técnico em Enfermagem - Foto por: Espaço Formatura

A Escola Técnica de Cuiabá realizou, na terça-feira (09.07), a cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso Técnico em Enfermagem. Ao todo são 24 formandos que estão aptos para atuarem como técnicos de enfermagem.

A diretora da unidade escolar, Simey Souza disse que o curso tem o objetivo de qualificar profissionais técnicos em Cuiabá e região, onde todos os egressos estarão aptos a atuar no mercado de trabalho. No ano passado, a ETE de Cuiabá concluiu sete cursos técnicos com Ensino Médio Integrado, em que o aluno faz o ensino médio e o técnico concomitante. Já na modalidade MédioTec, os alunos  cursam o ensino médio na rede pública em um turno e no outro turno realizam o curso técnico. “Formamos 89 alunos e até o final deste ano iremos finalizar mais nove turmas”.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Stephano do Carmo, falou aos formandos sobre a importância do momento, que deverá ser lembrado por eles como um marco de crescimento pessoal, e falou ainda sobre o apoio fundamental que eles receberam de suas famílias. “As Escolas Técnicas tem um papel fundamental na sociedade. Nós temos a missão de levar capacitação em nível técnico”.

A cerimônia contou com a presença de autoridades e familiares.

O superintendente de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Fernando Wosgrau destacou que o mercado profissional exige muito mais do que o aprendido nos bancos de escola, sendo preciso buscar a qualificação intensamente. “Vocês precisam buscar novos conhecimentos, indo além do que é ensinado nas lousas. Não é somente tirar notas boas e espero que vocês considerem a vitória de vocês hoje como um alicerce para o futuro. Espero profundamente que busquem uma faculdade e pós-graduação”, declarou.

A formanda em Enfermagem, Joice Souza reafirmou o compromisso dos profissionais recém-formados com a assistência. “Evitemos os hábitos, não maquinizemos a assistência. A luta continua na Enfermagem e pela Enfermagem”, salientou.