Pular para o conteúdo
Voltar

Data serve para estimular gosto dos jovens pela área científica

Dia 08 de julho marca os 71 anos da criação do Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Soraya Medeiros | Seciteci

Dia Nacional da Ciência - Foto por: JUNIOR SILGUEIRO - SEDUC/MT
Dia Nacional da Ciência
A | A

Nesta segunda-feira (08.07) é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. A data lembra a fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), há exatos 71 anos. Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) é a responsável por criar políticas públicas para a área.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato destaca que a data tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da produção científica, estimular o gosto dos jovens pela ciência e para o desenvolvimento sustentável do país.

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Secitec, Lecticia Figueiredo conta que muitos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e Médio são estimulados e orientados a desenvolver projetos, que são apresentados e premiados em feiras de ciências, nacionais e internacionais. “Estes trabalhos são oriundos de vários estados do Brasil e ganham visibilidade por meio da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), entre outras”, diz. 

“Com isso, não só atestam a capacidade inovadora dos nossos jovens autores, em busca de soluções para problemas reais e práticos das regiões onde habitam, como também surpreendem pela seriedade e competência com que foram desenvolvidas”, completa a superintendente.

Ela lembra que Brasil é um país que conta com grandes cientistas em diversas áreas e, por isso, tem dado contribuições significativas ao desenvolvimento científico mundial. Ela cita Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, um físico brasileiro, codescobridor do méson pi, descoberta que levou o Prêmio Nobel de Física de 1950, concedido a Cecil Frank Powell.

O trabalho de Lattes foi fundamental para o desenvolvimento da física atômica. Ele também foi um grande líder científico brasileiro e uma das principais personalidades por trás da criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também tivemos Oswaldo Cruz, médico sanitarista, e Alberto Santos Dumont, inventor do 14-Bis.

Lecticia destaca que a evolução da medicina é uma das maiores comprovações da ciência. “Temos hoje os estudos das células tronco, capazes de regenerar um corpo com moléstias. Além disso, a clonagem também foi uma comprovação de que a ciência não tem limites”, concluiu.

A palavra ciência vem do latim “scientia”, que significa conhecimento. Num sentido mais amplo, você pode usá-la para dizer que tomou conhecimento de um fato, que ficou sabendo que ele aconteceu. Mas há também um sentido mais específico. Ciência é um tipo de conhecimento que procura compreender verdades ou leis gerais que fornecem uma explicação para o funcionamento das coisas.





Editorias