Pular para o conteúdo
Voltar

Bioeconomia é o tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Soraya Medeiros/MCTIC | Secitec

Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável - Foto por: Stylo Urbano
Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável
A | A

Atenção professores e alunos das Escolas Estaduais e Técnicas de Mato Grosso, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), já escolheu o tema para a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai ocorrer de 21 a 27 de outubro de 2019. O tema deste ano será “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias explica que o tema deste ano é adequado à diversidade natural do Brasil. “Em um país continental, com a quantidade de biomas que temos, é um grande gerador de recursos e desenvolvimento. A bioeconomia também é um tema aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou.

O objetivo da bioeconomia é ser uma economia focada na utilização de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis, ou seja, mais sustentáveis. Hoje, a sustentabilidade é um imperativo para o sucesso das empresas, que precisam cada vez mais entregar valor agregado e lifestyle, não somente mercadorias. A preocupação com o meio ambiente se converte em vantagem competitiva em mercados cada vez mais exigentes e desafiadores. Dessa forma, amplia-se a perenidade da marca, em virtude do fortalecimento de sua reputação e credibilidade.

A Semana Nacional é o maior evento de popularização da ciência. Ela tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Até o momento, o MCTIC registrou a participação de 1.447 instituições de 889 municípios na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2018. Para este ano, a expectativa é atingir 1,5 mil municípios de todo o país.

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e estados e municípios.





Editorias