Alunos de Edificações da ETE de Alta Floresta realiza projeto social para famílias carentes

O projeto Integrador I e II visa mostrar a importância das Escolas Técnicas no contexto social
Soraya Medeiros | Secitec

Alunos reforma casa de família carente de Alta Floresta - Foto por: Silvana Sauer
Alunos reforma casa de família carente de Alta Floresta

Movidos pelo sentimento de solidariedade, os alunos do curso técnico em Edificações, da Escola Técnica de Alta Floresta, estão colocando as aulas teóricas da sala de aula na prática.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Natal em Construção’ da disciplina Integrador I e II – Pronatec, sob a supervisão da professora Silvana Maria Sauer, em parceria com os professores, Diego do Santos Lima e Maiara Cappelletto. Os alunos estão reformando a casa de uma família carente do município.

Segundo a professora Silvana Maria Sauer, a ideia da criação do projeto nasceu inicialmente da necessidade de despertar nos alunos a responsabilidade social, mais humana. Além disso, fazer com que eles trabalhassem as habilidades e competências adquiridas e aprimoradas durante o curso.

Silvana explica que os estudantes foram distribuídos em equipes, onde cada equipe ficaria responsável pela arrecadação dos itens necessários para a execução do projeto. “Estamos muito felizes em ver o envolvimento dos nossos estudantes e ver o quanto foi arrecadado de materiais para fazer a obra. Além disso, por estar conseguindo ajudar alguém que tanto necessita".

O professor Diego dos Santos comenta que os alunos não devem ficar restritos apenas em sala de aula, ele deve aplicar o seu aprendizado fora dela, e uma das formas é esse projeto integrador, que faz com que eles ajudem o próximo. “O objetivo do projeto é criar profissionais com responsabilidade social e introduzir uma semente de cidadania na cabeça deles”.

A dona de casa, Ana Paula Barbosa Pinto, mora há 15 anos no bairro Vila Nova, tem 3 filhos. Ela foi a primeira pessoa a receber o projeto. Após a visita in loco, os alunos constataram que a casa da família precisa de uma reforma em geral.

De acordo com a aluna, Keyla Cristina dos Santos da Silveira a família escolhida precisava muito de uma reforma na casa, pois havia infiltrações, o banheiro precisava de ampliação, as paredes não tinham reboco, a instalação elétrica estava danificada, entre outras coisas.

Keyla diz que entre a experiência de assentar um tijolo e fazer uma armação, está a gratificação em saber que essa família terá uma melhor condição de vida. "Seria ótimo se isso servisse de exemplo para outras pessoas. Nem tudo se resume a dinheiro. Às vezes, doar um pouco de tempo já faz muita diferença. Para mim, essa experiência é um ganho profissional e pessoal", afirmou.

O superintendente de Educação Profissional e Superior da Secitec, Joaci Conceição Silva disse que é de extrema importância as Escolas Técnicas estarem inseridas no contexto social da comunidade. “Essa interação entre alunos e professores da instituição com a sociedade, por meio dos projetos sociais é um dos objetivos da secretaria ”, conclui.