Pular para o conteúdo
Voltar

Alunos da Escola Técnica de Sinop fazem visita técnica ao Cearpa

O objetivo é contribuir com a formação profissional dos estudantes, por meio da observação prática
Soraya Medeiros | Secitec

Alunos fazem visita técnica a Cearpa - Foto por: Ronaldeniz Rodrigues
Alunos fazem visita técnica a Cearpa
A | A

A destinação devida e o processo de reciclagem de embalagens de agrotóxicos, são assuntos que têm enriquecido o conteúdo curricular das Escolas Técnicas da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

Os alunos do curso técnico em Agropecuária da Escola Técnica de Sinop, participaram de uma visita técnica ao Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa), sob a supervisão do professor, Ronaldeniz Monteiro Rodrigues que ministra a disciplina, Legislação Ambiental e Agrária.

O professor afirma que o principal objetivo da visita foi mostrar aos estudantes a destinação correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos e diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. “O nosso Estado registra um alto índice de produção no campo. Portanto, é necessário obedecer à legislação ambiental e fazer a reciclagem”.

Os estudantes foram recepcionados pelo gerente da Cearpa, que inicialmente falou sobre a importância da reciclagem para a preservação e conservação ambiental. Na sequência, os alunos foram conhecer todo o processo de recebimento, armazenagem, limpeza e prensagem das embalagens que, posteriormente, são enviadas a uma empresa recicladora.

Ronaldeniz explica que essas visitas técnicas ajudam os estudantes a colocar em prática o que aprende em sala de aula. “Eles estão sendo conscientizados de que não se pode deixar nada jogado na natureza, muito menos frascos de agrotóxicos. A lição nessa visita, com certeza será levada aos pais, aos vizinhos e assim vamos conseguir atingir um número cada vez maior de pessoas a não depositarem essas embalagens tóxicas no meio ambiente”, frisou.

A aluna, Ana Caroline Lima Thiese, disse que foi muito importante a visita técnica porque deu oportunidade aos alunos de terem uma visão mais ampla sobre a reciclagem. Observamos como são coletadas e tratadas as embalagens de agrotóxicos na Cearpa. A visita técnica foi fundamental para o nosso conhecimento e para termos uma visão mais correta”, frisou a estudante.

A coordenadora adjunta do Pronatec e coordenadora de Desenvolvimento Educacional da Escola Técnica de Sinop, Neusa Aparecida de Paula, ressaltou a importância das visitas técnicas. “O propósito é aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho”, finalizou. 





Editorias