Palestra Motivacional fortalece relação entre pais, alunos, equipe técnica e professores da Secitec

As palestras ajudam o jovem a melhorar a autoestima, a autoconfiança e a viver mais seguro diante dos desafios da vida.
Soraya Medeiros | Secitec

Alunos assistem atentos palestra motivacional - Foto por: Loraci Verdi
Alunos assistem atentos palestra motivacional

Motivar alunos do ensino médio nem sempre é uma tarefa fácil. Inspirá-los, sensibilizá-los sobre suas responsabilidades enquanto estudante e também como filhos, exige técnicas criativas e desafiadoras.

Cerca de 400 pessoas, entre pais, alunos, professores, equipe técnica, diretores participaram da palestra ‘O despertar de Sonhos’, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec).

O projeto “O Despertar de Sonhos” é destinado aos alunos, pais, professores e equipe técnica do MédioTec. Ele tem como objetivo desenvolver a percepção altruísta dos alunos e fortalecer os laços entre escola e pais. Além disso, dar subsídios para que os alunos possam concluir o curso técnico da Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

A professora de Educação Profissional e também supervisora acadêmica do Pronatec, Loraci Verdi, idealizadora do projeto fala sobre a experiência que vivenciou durante as palestras para alunos dos cursos Técnicos de Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Primavera do Leste, Campo Verde e Chapada dos Guimarães, cidade onde ocorreu as palestras.

“Procuramos maneiras inovadoras de motivar os alunos do Mediotec, desenvolvendo a autoconfiança e fazendo com que eles busquem conquistar seus ideais na vida, e na carreira que pretende seguir através dos cursos técnicos”.

A supervisora disse ainda que a proposta desse projeto é mostrar para os pais que eles devem ser os primeiros incentivadores e parceiros no processo educacional de seus filhos. “Entendemos que fazer essas pontes, entre a escola e os pais, é de suma importância para instituição escolar e também para a sociedade. A educação é a forma mais viável de transformar a vida de qualquer ser humano. Não é fácil hoje em dia tocar e comover a alma do ser humano, temos que tomar cuidado para não ficarmos insensíveis as coisas simples da vida”, exclamou.

A aposentada, Edithe de Souza Silva, cuida de dois netos desde a infância. A neta mais nova, Nykole Souza está terminando o curso técnico em Eventos na Escola Técnica Buriti, no município de Chapada dos Guimarães. Edithe participou da palestra feliz e esperançosa, que segundo ela, serviu como estímulo para a neta ver a importância do estudo. “Estou muito feliz com o crescimento intelectual dela, porque pude perceber que o curso que a minha neta está terminando já deu resultado. Hoje, ela está mais responsável, mais educada e com modos refinados. Isso mostra que os cursos técnicos, mudam sim a vida de muitas famílias”.

O aluno, Wellinton João de Miranda Batista acredita que a nova profissão vai abrir portas para que ele chegue à faculdade. “Estou muito feliz em terminar esse curso Técnico em Eventos na Escola Técnica Buriti. Aqui tem muitos cursos bons, mas esse é diferente, além da qualidade eu achei interessante porque envolve diversas informações”.

Durante a palestra, Loraci destacou a importância do ensino técnico no primeiro emprego. “Em nações como Japão, Coréia do Sul e Áustria cerca de 70% da população faz cursos técnicos, enquanto no Brasil esse número é de apenas 7%. Nós da Secitec, como responsáveis pela educação técnica no âmbito estadual, temos como objetivo mudar esse cenário”.

A supervisora ressaltou ainda que a Secretaria se preocupa em buscar cursos que venham atender o desenvolvimento regional e econômico dos municípios, e, que acima de tudo, os alunos se identifiquem com o curso. “O desejo de se realizar faz parte da essência humana. Contudo, para que cada um se torne aquilo que é capaz, uma condição primordial é acreditar que é possível sonhar, o sucesso começa quando saímos de nossa zona de conforto, mesmo que isso exija muitas renúncias, assim a proposta deste projeto é tomar a importante decisão: escolher realizar os seus sonhos”, comentou.

A coordenadora de avaliação de cursos técnicos profissionalizantes da Secitec, Lourdes Fortaleza destacou que a ideia do projeto é valorizar a ação dos estudantes e levar os pais a uma reflexão, além de apresentar o resultado do trabalho com os alunos durante o curso. Ela acredita que a iniciativa de oferecer esse tipo de palestra à comunidade escolar, tem um reflexo positivo na vida dos pais e dos filhos que, às vezes, podem encontrar dificuldades para conversarem sobre os assuntos cotidianos.

“Falar sobre os sonhos é sempre importante porque muitas vezes acreditamos que eles estão longe, é algo a ser conquistado apenas no futuro. Esquecemos de agradecer às pequenas coisas do dia a dia. Quando temos esta oportunidade de discutir sobre o tema, passamos a olhar a vida de outra forma. O grande desafio é você conseguir ser feliz dentro das suas condições e é isso que esperamos passar nestas palestras”, afirmou Lourdes.

Loraci agradece ao superintende de Educação Profissional e Superior da Secitec, Joaci Conceição Silva por acreditar no projeto. Ela aproveita para agradecer também a participação da diretora da Escola Técnica de Rondonópolis, Neiva de Col, por se fazer presente em Primavera do Leste e Campo Verde. A equipe gestora da Escola Técnica de Chapada dos Guimarães, as Unidades Remotas de Nossa Senhora do Livramento, Poconé e aos pais e professores.

“A palestra foi muito interativa e criativa superou todas as nossas expectativas, nos surpreendendo com depoimentos emocionantes de pais, alunos e professores, foi uma oportunidade de poder sentir a alma das pessoas, e ainda, contribuir com uma educação mais sensível as diferenças sociais, e com certeza foi um combustível motivacional e profissional para todos os participantes”, concluiu a supervisora.