Pular para o conteúdo
Voltar

Processamento de produtos e comercialização é tema de aula prática para estudantes em Agropecuária

São dinâmicas como esta que conectam os futuros profissionais ao mercado de trabalho, unindo conhecimentos teóricos e práticos.
Soraya Medeiros | Secitec

Estudantes participam de aula criativa e fazem pizzas - Foto por: Edimara Koseko
Estudantes participam de aula criativa e fazem pizzas
A | A

Trinta estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Distrito Ouro Branco, que faz parte da Escola Técnica de Alta Floresta tiveram uma aula prática da disciplina Conservação de Alimentos, com a professora responsável, Vanessa Medeiros Messias.

A professora desafiou os alunos a fazerem o processamento de produtos/comercialização em uma atividade criativa e prazerosa, onde eles deveriam usar três ingredientes surpresas para fazer as pizzas.

A professora e engenheira agrônoma, Vanessa Medeiros Messias disse que foi muito importante a participação de toda a turma nesta atividade, porque está no período chuvoso e a maioria dos alunos moram nas comunidades do Distrito e enfrentam longas distâncias para frequentar as aulas.

A integração das atividades práticas agropecuárias na disciplina de conservação de alimentos com os conteúdos teóricos administrados em sala de aula faz um diferencial muito importante na formação dos jovens estudantes e futuros profissionais no campo das ciências agrárias. Além disso, é importante observar as condições de higiene do local onde o alimento está sendo produzido e vendido, pois, às vezes, muitas doenças são transmitidas em razão da falta de higiene, ressalta Vanessa.

A estudante, Milaine Pereira da Rocha Dias afirmou que o curso em Agropecuária está proporcionando a qualificação técnica para atuar nas principais atividades econômicas do município, que é a pecuária e a agricultura. “ Eu nasci em Nova Canaã do Norte e cresci aqui no Distrito Ouro Branco, sou filha de pequeno produtor rural e estar tendo a oportunidade de aprender mais sobre o campo e suas atividades é a realização de um sonho de viver no campo e ter dinheiro”.

Já em relação as aulas práticas, Milaine informou que é muito importante para os estudantes ter a oportunidade de conhecer a realidade vivida, não apenas nos conteúdos teóricos em sala de aula, pois fazendo a prática adquirimos conhecimento em dobro”.

A aluna, Kelen Poliane Crucius Rodrigues disse que é na prática que se aprende a ter novas ideias, mais conhecimento e aprendizado. Além de despertar nos estudantes a curiosidade em querer aprender mais e a fazer sempre o melhor em todas as aulas. “Quero aproveitar para agradecer aos professores Antônio Carlos, Gleiciane Martins, Josivan Torres e Vanessa Medeiros que sempre buscam o melhor para nos ensinar”.

A diretora da Escola Técnica de Alta Floresta, Emília Tarsitano aproveita para agradecer ao secretário da Secitec, Domingos Sávio, por atender o pedido da comunidade e ter levado o curso Técnico em Agropecuária para o Distrito de Ouro Branco. “Tem sido muito importante e tem feito a diferença para toda a população que voltou a ter qualificação profissional, esperança e a participar das ações de governo. Nosso muito obrigado, secretário”.





Editorias