Pular para o conteúdo
Voltar

Secitec realiza 15a. Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Evento reúne projetos de 40 municípios de Mato Grosso
Maria Helena Manhães | Secitec

$imgTxt - Foto por: Jr Silgueiro - Seduc/MT
$imgTxt
A | A

 

Experimentos de escolas e universidades,  palestras, jogos, oficinas e outras atividades de popularização da ciência, são os destaques da 15ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). A Semana já acontece há quinze anos e é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento tem entrada gratuita, começa nesta terça-feira (16), às 19h e vai até quinta-feira (19), na Arena Pantanal, Setor Oeste, Portão B.

Considerada o maior evento de popularização da ciência do país, a SNCTI tem o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população. Este ano o tema “Ciência para Redução das Desigualdades”, traz a oportunidade de divulgar a contribuição da ciência e a tecnologia para redução das desigualdades sociais, além de demonstrar o impacto das novas tecnologias na melhoria da vida das pessoas. 

A Semana ainda contempla a 10a. edição da Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – X MECTI. Uma ação anual, promovida pela Secitec, que trabalha o despertar da curiosidade científica nos alunos da rede pública e privada, fortalecendo e ampliando Mostras e/ou Feiras Municipais de Ciências, Tecnologia e Inovação por todo Estado. A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secitec, Lecticia Figueiredo, explica que a Mostra tem 53 projetos inscritos, representando 40 municípios. “Realizar a décima edição da Mostra é uma conquista para a ciência em Mato Grosso. Todos os anos as escolas já esperam e se organizam para realizar suas feiras e projetos para concorrer e vir à Semana Nacional. Em um época em que os investimentos estão escassos é crucial, cada vez mais, incentivar a criação de projetos, e garantir que as escolas possam trabalhar a pesquisa científica como alternativa até mesmo para as desigualdades sociais”, destaca Lectícia, que coordena a 15a. SNCTI.

A programação conta com diversas atividades como: “Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências”, Palestras, Jogos, Oficinas, Vídeos Científicos, Exposição de Projetos selecionados da X Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO - http://www.secitec.mt.gov.br/-/10279286-15-semana-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao

15ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
De 16 a 19 de outubro de 2018, na Arena Pantanal (Setor Oeste – Portão B)

ENTRADA GRATUITA
Horários de visitação das exposições:
16/10 – Das 19h às 22h
17 a 19/10 – Das 8h às 18h





Editorias